DSCN25405

Queijo, queijo, queijo, queijo!!! Delícia, fácil de fazer e com ingredientes que você tem na sua casa, vem ver!!! 😉

Esse queijo dá para fatiar, ralar, cortar em pedaço e fazer queijo quente. Tem aparência de queijo, textura de queijo e muito sabor de queijo!!!

gtj

Ingredientes:

200 g de aipim / mandioca cozida e amassadinha

1/3 de xícara de chá da água do cozimento da mandioca

3 colheres de sopa de azeite extra virgem

3 colheres de sopa de polvilho doce

3 colheres de sopa de polvilho azedo

1/2 colher de chá de açafrão da terra em pó (opcional, apenas para dar cor)

1 colher de chá de sal

suco de meio limão

Modo de preparo:

Primeira parte

Bata tudo no liquidificador até virar um creme homogêneo. Transfira o creme para uma panela e em fogo médio, cozinhe o creme até ele desgrudar da panela.

Aqui você já pode usar o queijo caso queira rechear um pizza, salgado e tal.

Esse é um dos momentos mais importantes do processo, quanto mais você deixa cozinhando, mais denso ele vai ficando. Mexa constantemente para não queimar. Se essa parte não for feita direito, seu queijo não vai ficar firme!!

DSCN2540.png

Em um recipiente untado com azeite, do formato que desejar, despeje a massa e alise a parte de cima para moldar seu queijo e ficar bem certinho. Feche o recipiente para que o queijo não fique ressecado e deixe na geladeira por pelo menos 8 horas, eu costumo deixar de um dia para o outro.

Nesse momento o queijo é está pronto para consumo, mas ainda não dá para ralar.

l.png

Segunda parte

Retire o queijo do recipiente, coloque em um prato e embale no plástico filme, volte para a geladeira por pelo menos 24 horas, eu deixei 2 dias. Esse foi o tempo que eu usei para conseguir o resultado da foto. O ideal é que seja armazenado na parte de baixo para não ficar muito frio. Eu deixo uma folguinha no filme para entrar ar e secar o queijo mais rápido! 😉

Depois desse último processo sim, seu queijo está prontinho para ser ralado!!!!!

Para as pizzas, eu gosto de abafar com papel alumínio na hora de assar para o queijo não ressecar, depois dele bem molinho e tiro o alumínio e deixo dourar! 😉

hikjpç].png

Para fazer queijo quente eu aqueço um fio de azeite antes de por a fatia.

nnkd.png

Essa receitinha é super fácil e gostosa. Todo o processo para “curar” o queijo, eu fiz com inspiração em tudo que já vi e li. Meu pai sempre gostou de queijo branco curado, com aquela casca dura e amarelada em volta sabe?

ju

A primeira vez que fiz o queijo, ficou mole de mais e não dava para fazer fatia tão fininha, muito menos ralar. Foi aí que eu pensei em fazer algo semelhante ao que via em casa e deu super certo!!!

Dicas:

  • Colocando 1 colher de chá de agar agar na mistura antes de bater no liquidificador, o queijo fica mais firme. (Esse da foto fiz SEM o agar agar).
  • Você pode adicionar 1/2 colher de sopa de levedura nuticional para um sabor mais intenso.
  • Para fazer queijo quente eu aqueço um fio de azeite antes de por a fatia.
  • Para as pizzas, eu gosto de abafar com papel alumínio na hora de assar para o queijo não ressecar, depois dele bem molinho e tiro o alumínio e deixo dourar! 😉

Fico feliz em poder compartilhar essa receita e espero que gostem!!!!

Beijo!

Facebook Comments

Share: