Pizza (vegana e sem glúten)
Pizza sem glúten, vegana para ninguém colocar defeito. Massa deliciosa com uma crostinha crocante que você vai adorar! Vem ver!
Já to devendo a receita dessa massa de pizza há muito tempo, mas estava fazendo mais testes até ela ficar assim, PERFEITA!
Aqui levamos nossa marmita sempre e quando vamos em alguma pizzaria para uma comemoração, também levamos pizza!! Tudo para garantir a segurança do nosso filho alérgico múltiplo.
Tentei muitas substituições até finalmente perceber que o “problema” não estava nos ingredientes e sim na maneira de fazer. Então sugiro que siga o passo a passo direitinho!! 😉
Essa massa tem um bom rendimento e você pode congelar os discos de pizza pré-assados para hora que der aquela vontade de comer pizza! 😉
Massa de Pizza
Ingredientes:
2 xícaras de farinha sem glúten Quintal de Mãe
1 xícara de chá de farinha de grão de bico
1 e 3/4 xícara de água morna
1 colher de sopa de fermento biológico
1 colher de chá de açúcar mascavo
1/3 de xícara de chá de óleo de girassol
2 colheres de chá de vinagre de maçã
1 e 1/2 colher de chá de sal
3 colheres de chá de goma xantana
3 colheres de chá de pectina em pó ou psyllium em pó
1/4 de xícara de chá de farinha de linhaça dourada
Modo de preparo:
Vamos começar pela pré fermentação. Em uma tigela, misture o açúcar e o fermento e depois acrescente a a água morna. Deixe descansar em um lugar abafado até formar uma espuma bem estufada, em torno de 6 min.
- ATENÇÃO para esse passo, a água tem que estar morna, tolerável ao toque e não quente. A água quente de mais vai “matar” seu fermento!
Na tigela da batedeira, acrescente o mix de farinhas, a farinha de linhaça e o sal. Misture para uniformizar e acrescente o óleo. Encaixe a tigela na batedeira, coloque o fermento e vá batendo em uma velocidade baixa. Depois de misturado, coloque a pectina, aumente a velocidade para média e coloque a goma xantana. Bata por mais ou menos 2 min.
Todo esse processo também pode ser feito à mão, mas na batedeira fica bem mais prático! 😉
A massa fica grudenta mesmo. Transfira a massa para uma superfície enfarinhada e trabalhe um pouco da massa, polvilhando farinha sempre que necessário. Mas não precisa sovar muito, só o suficiente para começar a desgrudar das mãos.
Modele suas pizzas. Fure com um garfo para sair o ar e deixe descansar por mais ou menos 25 min. Asse em forno preaquecido a 200° até que a massa fique assada, em torno de 30 min. Retire do forno, recheie e volte ao forno para gratinar.
Dicas:
- Você pode modelar direto na forma de pizza, eu faço assim com mais frequência, mas caso queira uma massa bem crocante siga o próximo passo.
Ligue o forno a 200° já com a forma de pizza dentro (vazia). Em um papel manteiga untado, modele os discos, leve a pizza ao forno (com o papel) deixe assar por uns 20 min e depois retire o papel, deixando a massa ficar direto na assadeira. Asse por mais uns 10 min. Esse processo fará com que a sua pizza fique com uma crosta crocante! 😉
- Espessura é uma preferência pessoal, mas sugiro que faça um pouco mais grossa.
- O grande segredo aqui é o pré-aquecimento do forno com a assadeira que você vai usar para assar a crosta. É a mesma ideia de um fogo baseado no fogão de pizza. A pizza fica crocante porque é SUPER QUENTE o tempo inteiro. Uma pedra de pizza seria um bom investimento e espero faze-lo em breve!! 😉
Recheio:
Você pode usar outro molho e queijo de sua preferência! Mas eu sempre uso o Molho de tomate caseiro e o Queijo Mozarela. Sem falar nas infinitas possibilidades de recheio, use a criatividade e seja feliz!! 😀
Queijo – não precisa esperar o queijo ficar firme. Depois do processo de bater os ingredientes no liquidificador, você já pode usar o creme para rechear a sua pizza. Mas se usar o queijo já firme, sugiro que cubra com papel alumínio antes de assar para um melhor resultado com o queijo!
Espero que gostem!
Beijo!
Leave a Comment