quiche2

Massa básica para tortas, quiches e empadas na versão vegana e sem glúten! Vem ver! <3

Depois do sucesso da Massa básica para tortas que tem aqui bem no início do blog, finalmente a versão vegana e sem glúten para que todos possam aproveitar!! 😉

massa

Não sei na casa de vocês, mas aqui em casa tudo se resolve com torta!! rs

Elas são práticas, saudáveis e super versáteis, sempre tenho uma congelada em meu congelador. Na hora da pressa, TORTA!

Sirvo nas refeições acompanhada de uma bela salada, em um lanche da tarde e até nas festinhas aqui de casa (corto em quadrados, disponho em uma travessa bonita e pronto!). A Sofia Maria chama de torta de biscoito! rs

Usei medidas bem caseiras para facilitar o preparo! 😉

Ingredientes:

1/2 xícara de chá + 2 colheres de sopa de purê de inhame ou batata doce

1 1/4 de xícara de chá de amido de milho

1/4 de xícara + 1 colher de sopa de farinha de grão de bico

1/2 xícara de chá de farinha de arroz

1 colher de chá de goma Xantana

1 colher de chá de sal

1/2 colher de chá de açafrão da terra em pó

1 colher de sopa de manteiga de coco (ou qualquer outra gordura vegetal de sua preferência)

2 colheres de sopa de azeite ou óleo de girassol

1/4 de xícara de chá de leite vegetal (uso sempre leite com boa gordura, coco, amêndoa, castanha…)

1/2 colher de sopa de fermento em pó

Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes secos e reserve. Em uma tigela, misture os demais ingredientes, com exceção do leite,  incorporando bem. Vá acrescentando as farinhas e mexendo bem. O leite entra aos poucos até dar ponto na massa. Pode ser que você precise de mais leite, vai depender da consistência do seu purê. Bata bem a massa até desgrudar das mãos de modo que ela fique bem uniforme.

A textura da massa é boa, dá para trabalhar muito bem com ela.

O rendimento é excelente! Com essa receita eu forrei o fundo de uma assadeira redonda de 20 cm e outra de 25cm. Se for fazer apenas uma pequena quantidade, sugiro que faça a metade da receita! 😉

massa3

Com a mesma massa você pode fazer quiche, empada, pastel de forno, “biscoitinhos”, é só usar a criatividade de variar o recheio para ter uma infinidade de possibilidades!

  • Para a empada, pegue uma porção da massa e espalhe pela forminha até que fique mais ou menos por igual. Coloque o recheio e finalize com mais massa para fazer a tampa.
  • Para a quiche e/ou empadão, abra a massa com o rolo de macarrão (gosto de forrar a superfície com o plástico por a massa e cobrir com outro plástico, assim a massa não gruda na bancada nem no rolo e fica mais fácil de levar para a travessa sem rasgar.) Forre a travessa e disponha o recheio. As quiches ficam abertas, vale decorar depois do recheio já no lugar e para os empadões, repita o processo de abrir a massa e cubra toda a torta.

massa2

  • Para os pastéis de forno, abra a massa como no passo anterior. Com a ajuda de um cortador faça círculos na massa, disponha o recheio e dobre ao meio. Com a ajuda de um garfo, aperte as laterais para fechar bem (sem falar que dá um charme!).

pastel-de-forno4

Asse em forno preaquecido a 200° até que fique levemente dourado.

Congelamento:

Você pode congelar por até 3 meses. Para os pastéis e empadas, distribua em tabuleiros separados um do outro. Depois de congelado é só guardar em um saquinho hermético. Para a quiche e o empadão, faça direto em formas que possam ser congeladas e depois ir direto ao forno ou em marmitinhas de alumínio (não esqueçam de guardar com a tampa, deixa bem fechadinho).

Na hora de assar, não precisa esperar descongelar. É tirar do congelador e ir direto ao forno.

Espero que gostem!

Beijo!

Facebook Comments

Share: