Pão de linhaça dourada (vegano e sem glúten)
Versão prática de um pão delicioso, feito em 30 min!! Afinal, praticidade é tudo. Vem ver!!
Esse pãozinho pode ser simples na preparação, mas não o subestimen! Ele tem uma versatilidade incrível!!
Com a mesma receita ele pode virar brioche, pão de hamburguer, pão de forma e atá massa de pizza! Sim, quando to com preguiça asso ele em formas e pizza e pronto!! rsrs
Pão de linhaça dourada (vegano e sem glúten)
Ingredientes:
1/3 de xícara de chá de farinha de arroz integral
1/3 de xícara de chá de amido de milho ou fécula de batata
1/3 de xícara de farinha de linhaça dourada
2 colheres de sopa de polvilho doce
2 colheres de sopa de de azeite extra virgem
1 colher de sopa de vinagre de maçã
1/2 colher de chá de sal
2 colheres de chá de fermento em pó ( o de bolo mesmo)
+- 1 xícara de chá de água morna
Modo de preparo:
Misture os secos (menos o fermento), adicione os líquidos (adicione a água aos poucos, pode ser que não precise usar tudo).
Por último, adicione o fermento. Misture delicadamente, distribua em forminhas untadas e enfarinhadas, polvilhe sementes e leve ao forno preaquecido a 220° por mais ou menos 25 min, vai depender de cada forno e do formato que está fazendo.
Se usar a forma de pão de forma, asse em forno à 180 por mais ou menos 50 min. Faça o teste com um palito de dente, ele precisa sair seco.
Espero que gostem!
Compartilhem para que mais pessoas tenham acesso!
Beijo!
Parece deliciosa e muito fácil. Obrigada.
Espero que goste!! Beijo!
Boa tarde Juliana !
Qual a consistência da massa do pãozinho?
Oi Camila!!
A massa fica com consistência parecida com a massa de bolo. 😉
Oi Juliana!
Vi o seu post no Ogros Veganos e vim espiar seu blog. Parabéns pela saída inteligente de transformar uma necessidade do seu filho em um meio de experimentação e compartilhamento de receitas. Sensacional! 🙂
A seguirei!!
Já que vc sabe tanto de saídas alternativas, fiquei me perguntando se vc conseguiria me ajudar: moro em Buenos Aires e aqui não temos polvilho… Na realidade não temos mandioca. O problema é que em muitas reveitas veganas a utilização do polvilho é essencial… Vc saberia o que eu poderia usar para dar a textura “puxa puxa” ao invés do polvilho??
Desde já muito obrigada!
Sucesso!!
Obrigada pelo apoio Cynthia!!
Substituições são sempre delicadas. Geralmente substituo o polvilho pela goma de tapioca (aquela que já vem hidratada), mas acredito que você também não vá achar por aí. Depois de tanto pesquisar e testar, descobrir que a regra básica na hora de substituir é entender a função do ingrediente na receita. No caso do polvilho, ele é usado principalmente para dar esse “puxa” nas receitas e “unir” as farinhas sem glúten, o ideal é vc usar uma outra goma para substituir essa “cola”. Claro que cada receita tem uma necessidade em especial, mas no caso do pãozinho de linhaça vc pode usar psyllium, algum espessante com Goma xantana ou C.M.C, ou simplesmente não por nada. Mas sabendo que perderá essa característica de “puxa” e “cola”.
Vale lembrar essas gomas que eu te dei como exemplo não são usadas na mesma proporção. Geralmente uso 1 colher de sopa de psyllim e 1 ou 1/2 colher de chá das outras por receita.
Acho que é isso, se precisar de mais alguma coisa é só falar!! Beijo!
[…] são perfeitos e o que não falta aqui no blog é receita de pão! Tem pão de forma, pão de linhaça dourada, pão de beterraba, pão integral de linhaça, pão de frigideira… E você pode rechear com […]
[…] de forno, coxinha, bolinho de aipim, quibe, falafel, batata calabresa, mini hambúrguer com pão de linhaça, tomate, mostarda e hambúrguer de lentilha e quinoa, muffin, pão de Q de inhame com salsa, […]
[…] pastel de forno, coxinha, bolinho de aipim, quibe, falafel, batata calabresa, mini hambúrguer com pão de linhaça, tomate, mostarda e hambúrguer de lentilha e quinoa, muffin, pão de Q de inhame com salsa, […]
Olá,tudo bem? Me chamo Samara, desejo saber se há possibilidade de substituir o fermento de bolo por outro ou não?Pois, meu filho reage ao milho.Grata por responder.
Oi Samaria!
Nessa receita o uso do fermento em pó é indispensável. Eu também tenho um filho com alergia a milho e desenvolvi uma receita de fermento em pó SEM milho para usar nas receitas. Ela é super fácil e usa na mesma proporção que o fermento em pó tradicional, assim você não precisa adaptar receita por receita. Basta usar o fermento na mesma proporção! Espero que te ajude, se precisar conte comigo!! Beijo!
http://quintaldemae.com/2018/05/04/fermento-em-po-caseiro-sem-milho-e-sem-gluten/