Salada no pote
A grande dica para o sucesso da salada é a escolha do pote. O pote tem que ser de vidro e possuir uma boa vedação, uma vez que a salada entra em contato com o ar ela inicia o processo de oxidação e estraga se não consumida logo.
Montagem:
- Comece a montagem pelo molho. Pode ser pronto ou alguma receitinha caseira, como mostarda, parmesão, molho tártaro, azeite, vinagre, shoyo e entre outros. Eu particularmente gosto mais do azeite e molhos caseiros. Tudo que for líquido deve entrar no pote nesta hora. Não deixe que ultrapasse um dedo de molho, caso contrário sua salada vai ficar encharcada (isso vai depender da largura do pote, se for bem largo coloque menos ainda).
- Coloque ingredientes que podem ficar em contato com líquidos, como cebola, pepino, pimentão, cenoura, feijões, grão de bico, repolho, vagens, etc, se não a salada pode murchar e estragar mais rapidamente.
- A terceira é a camada dos alimentos mais pesado e os mais gostosos. Pode usar milho, tomate, ervilha, palmito, azeitona, cebolinhas, brócolis, nozes, castanhas, frutas, cogumelos, croutons, frutas secas, etc.
- A última cama é das folhas. Esta camada deve ser mais generosa ocupando quase a metade do pote, utilize verduras como alface, repolho, acelga, rúcula, espinafre, etc. É importantíssimo que as folhas estejam secas, folhas molhadas estragam mais rápido.
Para a durabilidade da salada use ingredientes frescos, feche bem o vidro e abra somente na hora de consumir.
Carnes, peixes, frango e atum não devem ser colocados, mas sim preparados à parte na hora de comer.
Fotos retiradas da net para inspirar:
[…] na hora do lanche ou até mesmo nas refeições. Uma “quentinha” de quiche, uma salada no pote e pronto. Refeição garantida!!! Perfeito para as lancheiras até dos adultos! […]